Sat, Sep 04

|

Sign up and receive the link

Dances for Lute and Traverso

Dances for Alaúde and Traverso with Guilherme de Camargo and Artur Elias.

O registro está fechado
Ver outros eventos
Dances for Lute and Traverso

Horário e local

Sep 04, 2021, 7:00 PM

Sign up and receive the link

Sobre o evento

O programa Danças para Alaúde e Traverso Solo é emblemático pelo desafio de sua interpretação. Guilherme de Camargo apresenta no exótico alaúde barroco uma suíte mista com música de Bach e do grande alaúdista de seu tempo, Leopold Weiss. Ao traverso, Artur Elias executa a única peça solo que Bach escreveu para o instrumento. Este concerto conta com o apoio da Catedral Metropolitana de Porto Alegre.

LINK: https://youtu.be/Pmf2cMKNPws

Para assistir ao concerto com o programa em mãos clique aqui.

GUILHERME DE CAMARGO

Guilherme de Camargo é doutor em musicologia pela Universidade de São Paulo e graduado com os títulos de mestre em musicologia e bacharel em violão erudito pela mesma instituição. Vem-se destacando como um dos mais importantes instrumentistas de cordas dedilhadas antigas do Brasil, levando às salas de concerto de todo o Brasil e do exterior a música para alaúde, teorba, guitarra barroca, viola de arame e guitarra romântica. Além de sua atividade como solista, é considerado o mais ativo instrumentista de cordas dedilhadas antigas em conjuntos ou orquestras no país, com trabalhos realizados junto à Osesp, à Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e ao Coral Paulistano, entre outros. Suas apresentações já o levaram às salas de concerto da China, França, Espanha, Portugal, Finlândia, Bolívia, Argentina, Paraguai e Equador, além de todo o Brasil. Dono de uma discografia que inclui mais de uma dezena de títulos, dedica-se também ao ensino, em cursos regulares (junto ao núcleo de música antiga da Emesp – SP) e em oficinas e palestras por todo o Brasil.

ARTUR ELIAS

Artur Elias Carneiro tornou-se 1º flautista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre aos 19 anos. Premiado em vários concursos nacionais. Numerosos recitais e concertos como solista à frente de várias orquestras brasileiras. Intensa atividade como camerista. Egresso da Escola de Música da OSPA, graduou-se pelo Instituto de Artes da UFRGS, e aprofundou seus estudos musicais em Stuttgart, Alemanha, onde viveu por quase três anos. Percorre com naturalidade terrenos tão diversos como a música de vanguarda, a música barroca (interpretada com instrumentos de época), e a música popular sul-americana. Camerista nato, fundou diversos ensembles que marcaram a vida musical do RS nos últimos vinte anos: Duo Porto Alegre, Trio Tonus, Duo Diálogos, Collegium Musicum, Capela Instrumentale, Quarteto Instrumental, Ensemble Gnattali, entre outros. Indicado ao Prêmio Açorianos 2005, categoria Melhor Instrumentista. Com apoio do MinC, apresentou-se em turnê com o Ensemble Gnattali na Alemanha e Suíça em 2010. É colaborador freqüente do Studio Clio, onde tem realizado diversos projetos de música de câmara, música antiga, e integração com outras artes. Como membro da Camerata Ontoarte tem participado de diversos projetos e gravações para CD com o compositor Vagner Cunha. Artur Elias é professor na Escola de Música da OSPA (Conservatório Pablo Komlós).

Compartilhe esse evento